Translate

Postagens populares

Arquivo do blog

Marcadores

Total de visualizações

Amigos pelo Mundo...

Flag Counter

Seguidores

Powered By Blogger
Tecnologia do Blogger.
domingo, 13 de janeiro de 2013

13 de Janeiro de 2013 - Centenário do Escotismo Catarinense,Blumenau tem o primeiro Grupo Escoteiro do Estado.


Dia 13 de Janeiro de 2013 - é comemorado o centenário do movimento escoteiro de Blumenau, cidade onde foi criado o primeiro grupo escoteiro do Sul do Brasil.



Grupo Blumenau -  19 escoteiros que foram a pé até Florianópolis em 1916 



Apenas 6 anos depois de Baden Powel ter iniciado o movimento escoteiro e após três 3 anos de existência do primeiro grupo no País, o professor da Escola Nova (Neue Schule) de Blumenau Curt Böttner, fundou o primeiro grupo na cidade em 13 de janeiro de 1913, composto principalmente por alunos daquela escola. Foi professor de Matemática, Biologia e Ginástica e mais tarde foi promovido a diretor, período no qual a escola construiu sua nova sede, na Rua Nereu Ramos, o atual Pedro II. Böttner nasceu em 25 de setembro de 1887 em Glauchau – Saxônia e faleceu em data ignorada logo após o término da II Guerra Mundial. Casou-se em 1916 com Gertrud Hering, nascida em 01.08.1898 em Blumenau,  filha de Paul Hering. Em 10.08.1917 nasceu seu único filho Harald. Em 1929 a família voltou para a Alemanha fixando-se em Zittau.  
Desenvolveu  inúmeras atividades com os jovens blumenauenses, como os Jogos de Guerra nos morros que circundam a Cia Hering e Altona, exercícios de artilharia (com fogos de artifício)  e cavalaria. Organizou  também  jornadas e expedições, como para o Bairro da Velha pela Rua Mal Deodoro, numa época em que não existia nenhuma  picada nem ponte sobre o ribeirão.





Família Böttner - Família de Kurt Böttner


Outras ações relevantes daquele período foram a descida pelo Rio Itajaí feito na Páscoa de 1915, quando oito escoteiros em cada canoa desceram até a barra do rio Itajaí, pernoitando na fábrica de papelão. Também fizeram  uma expedição entre os dias 13 e 16 de Novembro de 1915 até as proximidades do Morro do Baú onde escavaram  sambaquis e acharam  peças indígenas. Em 19 de Abril de 1916, dezenove escoteiros foram a pé até Florianópolis e retornaram com o vapor Max até Itajaí após nove dias de jornada. A jornada foi noticiada pelo Jornal Der Urwaldsbote de 02 de Maio de 1916, de cuja reportagem extraímos alguns trechos: “Nossa primeira grande viagem iria levar-nos a Florianópolis, uma "terra incógnita" para a maioria dos nossos rapazes. Os preparativos necessários para grandes caminhadas foram feitos, foi concluído com sucesso um exercício final de 40 kmcom bagagem e definiram-se os requisitos essenciais para caminhadas. Assim a viagem pode começar!
Na manhã de quarta-feira antes da Páscoa a animada tropa de 19 escoteiros e seu chefe se encontraram na estrada para Gaspar. A maioria caminhava apenas levemente inclinada, pela carga incomum das mochilas, cheias de todo o tipo de coisas que o prudente chefe havia colocado. Mas logo eles se esqueceram da carga, atraídos pelo caminho e pelo belo sol que espreitava por cima dos montes. Em pouco menos de três horas chegaram em Gaspar onde fizeram uma longa pausa. Motoristas que passavam com carro vazio pela estrada levaram-nos de bom grado por um bom trecho, o que nos permitiu chegar as 12 horas em Barracão. Rapidamente deitamos as mochilas, tiramos os utensílios de cozinha e logo fervia a sopa verde sobre um intenso fogo. Após encher os cantis com café novo, fomos adiante. Como o sol pode ser tão bom, enquanto subíamos o longo morro do Barracão! Muitos litros de suor foram derramados ali. Adiante o artigo continua assim: Os últimos 12 km de uma excelente estrada até o Estreito foram concluídos na manhã seguinte. E desta forma, após quase 2 horas de marcha, chegamos no porto do Estreito e admiramos a bela vista diante de nós. Nos arrumamos rapidamente para melhorar a aparência para que pudéssemos causar uma boa impressão na nossa entrada na capital do estado. A travessia transcorreu sem problemas e do cais do porto marchamos unidos e firmes até o Hotel Metropol, onde fomos recebidos com muita hospitalidade pelos cordiais proprietários. Através da intermediação do Sr. E. Fragoso, pai de um dos nossos companheiros, tivemos a honra de ser recebidos pela Excelência, o Senhor Governador (Nota: o governador na época era Felipe Schmidt). Ele nos recebeu com cordialidade e garantiu-nos todo o apoio para passeios, etc. Após o chefe ter feito um breve relato da viagem, fomos liberados. Depois disso, visitamos os editores de vários jornais, como "O Dia", "Estado" e "A Opinião". No domingo de Páscoa atendemos a um convite do Sr. Karl Hoepcke e de sua amável esposa, visitando-os em sua residência para participar de um Festival da Cruz Vermelha promovido pelo Clube de Caça e Tiro alemão. “
Segundo documento e foto existente no Arquivo Histórico de Blumenau, os integrantes do grupo eram: Lorenz Bonnemassou, Henrique Sachtleben,  Guilherme Jensen, Heinz Schrader, Henrique Schroeder, Vitor Breithaupt, Herbert Böhm, Ninias Cunha, Bläse, Vitor Hering, Waldemar Barreto, Willy Kästner, Richard Paul, Hellmuth Hackländer, Renè Deeke, Elpídio Fragoso, Odebrecht, Harry Schäffer e Ottokar Gruber.
No jornal publicado na Alemanha, “Der Feldmeister”, de maio de 1915, consta que “O grupo escoteiro local é formado por 1 Chefe e 52 escoteiros com idade entre 12 e 17 anos. As 6 patrulhas são guiadas por 6 monitores, todos alunos da Escola Nova (Neue Schule). As reuniões se realizam no inverno, uma vez por semana e no verão, duas vezes por semana. Durante as férias de páscoa e natal realizaram-se viagens de 14 dias de duração, com canoas, até o mar e jornadas a pé ao longo da costa.”
No dia 15 de janeiro de 1916, chegou em Blumenau um grupo composto de 15 escoteiros, sob a chefia de George Black. O grupo partiu de Porto Alegre em 26 de Dezembro e foi de trem até Taquara, de lá seguindo a pé por São Francisco de Paula, Torres e Laguna, de onde vieram de navio até nossa cidade. O grupo George Black, fundado em 13/10/1913, é o grupo em funcionamento mais antigo do Brasil.
Para arrecadar fundos para a Cruz Vermelha, o grupo escoteiro organizou mais uma apresentação em 24 de setembro  de 1916 no Teatro Frohsinn, com  um programa que incluía Canções, Poemas, Poesia, Dança e Jogos de Sombra. O Jornal Urwaldsbote assim descreveu  o evento: “O festival apresentado no último domingo pelo grupo escoteiros da Escola Nova em benefício da mobilização da guerra foi um sucesso completo. Raramente a sala do teatro estava tão cheia, com cerca de 800 pessoas, incluindo os escoteiros. A primeira parte, composta de canções e poemas demonstra o valor e importância que a Escola Nova dá para desenvolvimento do canto e do discurso, que podem ser obtidos com jovens através de muitos anos de trabalho determinado e dirigido. Na primeira parte, uma peça variada e cômica foi a apresentação das alunas com a dança "Jovens e Velhos". O destaque da noite foi a segunda parte. A cena representava uma paisagem da Floresta Negra, em primeiro plano o campo de jogos para os jovens da aldeia, ao lado de uma estalagem, enquanto no fundo, o ranger de um moinho. Era domingo, jovens e idosos celebravam o início da primavera. A juventude cantava e dançava saudando o frescor natural. Logo em seguida, o diretor do circo liberou seus artistas internacionais para acompanhá-los. Imagens coloridas em movimento se mostravam aos espectadores. Danças de várias nações foram apresentados, os ciganos foram seguidos pelos dançarinos japoneses, os filhos do deserto em trajes de beduínos, os ceifadores da Floresta Negra e culminando com um grupo de negros. Uma multidão animada de gnomos na sombra da noite encerrou a apresentação. Fortes aplausos recompensaram as performances graciosas e os divertidos jogos de sombra também agradaram ao público. As receitas da noite somaram 662 mil réis.“ Devido ao sucesso, o mesmo espetáculo foi apresentado em Itajaí em 2 de dezembro do mesmo ano.
Como a escola foi fechada em Novembro de 1917, por conta da entrada do Brasil na I Guerra Mundial, o grupo escoteiro
também foi dissolvido, possivelmente no final daquele ano.







Sede dos Escoteiros - local da primeira sede - Alameda Duque de Caxias









Atualmente Blumenau tem os seguintes Grupos Escoteiros,bastante  participantes em atividades comunitárias e cívicas de nossa cidade.


Grupo Escoteiro Leões fundado em 13 de Agosto de 1958
Grupo Escoteiro Cruzeiro do Sul, fundado em 29 de Novembro de 1980

Grupo Escoteiro Curt Hering fundado em 14 de Maio de 1983

Grupo Escoteiro Teófilo Bernardo Zadrozny, fundado em 10 de Junho de 1986

Grupo Escoteiro Blumenau fundado em 04 de Agosto de 2012.

Grupo Escoteiro do Ar Pelicano (em formação)


Eu Adalberto Day digo com muito orgulho que fui escoteiro nos anos de 1965/1966, nas dependências do estádio do Amazonas no Garcia.

Texto: Marcos Schroeder, presidente do IHB - Instituto História Blumenau.




Nascido em Blumenau. Cientista Social formado pela FURB de Blumenau, professor aposentado das disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia, e é pesquisador da história do Grande Garcia. Beto como é conhecido pelos amigos resgata através de pesquisas a história de sua comunidade para que se mantenha sempre viva para as gerações futuras. Seu acervo particular tem contribuído para a realização deste sonho.

Site: adalbertoday.blogspot.com.br/


Trecho de matéria publicada originalmente no Site: http://www.blumenews.com.br/site/colunas/colunas/item/3139-100-anos-de-escotismo-em-blumenau.html